Vale do Rio Claro

Vale do Rio Claro
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Este passeio revela o que há de mais único na Chapada dos Guimarães: Os seus imensos e milenares paredões de arenito vermelho! Distante 25 Km da cidade, o vale do Rio Claro se localiza aos pés dos paredões mais altos do Parque, uma região totalmente selvagem, logo abaixo da Cidade de Pedra. Lá nascem por entre um vigoroso Cerrado, veredas e matas de galeria, os córregos que formam o sempre transparente Rio Claro. O primeiro ponto a se visitar é o pequeno morro “Crista de Galo” de onde contemplamos os paredões bem a nossa frente, uma vista fantástica que se estende nos 360° que nos rodeiam. Para todos os lados que o que se vê é protegido nos limites do Parque Nacional.
Posteriormente vistamos um trecho de remanso do Rio Claro denominado “Poço das Antas”, onde com o auxílio de máscaras e snorkel podemos curtir a presença de centenas de pequenos peixes.
Por último vamos até um trecho do rio onde podemos fazer uma pequena flutuação, descendo o rio calmamente observando os peixes e a paisagem subaquática até chegarmos num ponto chamado Poço verde.

Grau de dificuldade: Passeio com pouca caminhada (inferior a 1 km no total) pois chega-se com veículo até bem perto dos atrativos.
Duração: Tempo de total passeio entre 4 e 6 horas
Observação: Pode ser combinado com a visita à Cidade de Pedra. Acesso restrito à veículos 4x4.